Base de Dados, 2017/2018

Aula prática 8: Introdução ao PostgreSQL.

Esta é uma aula de introdução ao PostgreSQL. Antes da mais, necessitam de o ter instalado no vosso computador. Consultem http://www.postgresql.org/download/ e instalem uma versão apropriada para o vosso sistema operativo.

Depois de instalado, abrem uma janela onde possam executar comandos do sistema operativo. Para criarem uma base de dados chamada filmes devem usar o comando

    createdb filmes

Após terem feito isso, podem aceder à base de dados recém criada usando o psql, um programa que faz parte da instalação do PostgreSQL, e que permite dar comandos SQL de forma interactiva na linha de comandos. Aí podemos dar comandos de SQL, os quais são interpretados e executados no servidor de base de dados, sendo os resultados mostrados novamente no ecrã.

    psql filmes

Após se ter ligado à base de dados filmes ficaram com o prompt:

    filmes=>

Uma vez estando no interpretador de SQL, existe uma série de comandos ao vosso dispor. Os principais são os seguintes:

Estando familiarizado com o psql, execute comandos para a criação das tabelas da base de dados de filmes e insira alguns dados nas tabelas. Depois poderá escrever interrogações simples em SQL para extrair informação da base da dados. Poderá tentar os exemplos dados na aula teórica, ou outros à sua escolha.

Para poupar-vos algum trabalho, deixo-vos um script com comandos de SQL para a criação das tabelas da base de dados de filmes, e outro com comandos SQL para a inserção de alguns dados nas tabelas.


Para uma melhor familiarização com o PostgreSQL, recomenda-se a leitura do tutorial disponível em http://www.postgresql.org/docs/9.6/static/tutorial.html