Compiladores, 2016/2017

Índice


Professor

Toda e qualquer dúvida sobre a disciplina deve ser enviada através do site da tutoria electrónica da UAlg.

Descrição e objectivos da disciplina

Esta disciplina curricular debruça-se sobre os conceitos fundamentais de tradução de uma linguagem de programação de alto nível. São estudadas as componentes de um compilador, incluindo os módulos de análise lexical, sintáctica, semântica, e geração de código.

Durante a disciplina, os alunos vão extender o código de um compilador de uma linguagem imperativa simples, acrescentado-lhe funcionalidades. Este trabalho será efectuado através de trabalhos práticos sobre cada uma das etapas de compilação.

Programa

Bibliografia

Regras de avaliação

Trabalho prático 30%
Exame final 70%

É necessário uma nota não inferior a 7,0 valores no trabalho prático para serem admitidos a exame final. Arredondamentos só na nota final.

O trabalho prático é feito individualmente ou em grupo de 2 pessoas. O trabalho é composto por várias partes, cada qual com o seu prazo de entrega. Cada parte corresponde a uma fase necessária para o desenvolvimento de um compilador. A nota prática do grupo é convertida numa nota prática individual no momento da discussão dos trabalhos (que ocorrerá na última semana de aulas). A nota prática depende do desempenho de cada elemento do grupo na discussão.


Slides e apontamentos em PDF ou Powerpoint

Exercícios práticos

Trabalho prático